- Por que estudar a Cabala? O que essa filosofia pode trazer para a gente? Iniciei o estudo da Cabala ja a algum tempo. Não é um estudo que se faça de maneira contínua com tempo determinado. É necessário, na maior parte das vezes, refletir, pensar, meditar, buscar o que significa esse ensinamento e o que traz de sutil e quase etéreo para melhorar a nossa vida. Estou me propondo a colocar aqui no face algumas coisas que vou concluindo do estudo e que possa trazer algo de bom para alguém, como está trazendo para mim. A Cabala é um estudo complexo, com muitas nuancias, às vezes encontra-se labirintos, às vezes becos sem saída. A simplificação da Cabala, a sua popularização, faz perder o mais importante de seu cerne. Não é tão importante saber todos aqueles termos em hebraico, os nomes das energias, das sefirot, dos quatro mundos. Não é tão importante decifrar os caminhos do crescimento espiritual, os segredos das letras hebraicas, o simbolismos dos planetas e arquétipos que compõem a àrvore da vida, não é importante saber desenhar a sua própria Árvore da Vida. Não é tão importante saber os princípios, como o mundo foi criado, como surgiu o homem. Dá para a genre viver sem saber tudo isso. Porém, não dá para passar por essa vida e não descobrir que somos donos de nós mesmos. Não dá para ter recebido o presente da vida por Deus e não saber o que é a vida, o que podemos fazer com ela, e o mais importante de tudo, que temos a condução da vida em nossas mãos. Essas pequenas e valiosas coisas só se tem quando estudamos profundamente a Cabala. Aí, para poder entender é necessário tudo aquilo que mencionei não fazer falta. Para descobrir o verdadeiro segredo da Cabala é necessário estuda-la. Uma simplificação vai trazer conceitos, e conceitos não mudam a vida de ninguém, não são instrumentos reais de mudança. A ferramenta que nos dá acesso às essas mudanças e ter as redias da vida nas mãos, é o trabalho assíduo de tentar decifrar os segredos dessa filosofia mística. É a inteligência que conseguimos extrair dos mecanismos intricados do modelo cabalísta. São essências, e essências não são fáceis de ensinar, nem de aprender, é necessário um exercício de grande esforço, de vontade e dedicação. Estou no quinto livro de uma bibliografia de 22 livros que selecionei para estudar a Cabala. Cada vez que termino um, sinto a necessidade de comprar outros dois. Compro, leio, e vem a necessidade de aperfeiçoar profundamente o hebraico para ter acesso aos livros não traduzidos. Só leio livros de Rabinos com autorização certificada de um rabino consagrado. Às vezes preciso de algumas horas para tangenciar e tentar compreender o real significado e importancia de determinado assunto. O que tenho de mais importante para passar até agora é uma única coisa. Somos capazes, por dádiva Divina, de alterar a nossa natureza. Coisa que eu achava impossível. O mais importante da Cabala é a capacidade de desenvolver a faculdade de mudança interior.
- A possibilidade de acessar a própria alma e ilumina-la com a luz infinita de Deus. Ver o que não pode ser visto. Ouvir o que não pode ser ouvido. Vivenciar o que não pode ser vivido. Ensinar-se a sí mesmo a viver, a purificar-se, a encontrar um sentido maior para as coisas. Estou começando a tangenciar essas compreensões. Não ainda a conhecê-las, mas saber que existem. É dificil manter por muito tempo na mente um esclarecimento, um insight, uma reveleção. Preciso voltar, ler novamente, refletir, as vezes esvaziar a mente para captar de novo o sentido, e foge furtuitivamente. Por isso, o mais importante da Cabala é o estudo sério, o exercício do entendimento, o refletir, o querer entender, a divagação, as meditações. QUAL A IMPORTANCIA DE SABER QUE TEM UMA SEFIRÁ CHAMADA CHOCHMA, QUE FAZ PARTE DO FLUXO MENTAL E QUE É O INÍCIO DO PROCESSO DE ELEVAÇÃO? Importãncia nenhuma, não vai servir para nada. Serve sim, o exercício de entender o porque, o mecanismo com que isso atua em nós, sentir isso acontecer dentro de nós. O simples conhecimento do conceito é a estrada mais curta para a ignorância e emburrecimento consciente, é necessário viver o conceito, vivenciar o conceito dentro de nossas almas. Isso sim é a sabedoria. Escrevo essa introdução como um alerta antes de iniciar a discrição do que estou encontrando. Se vc quer aprender os nomes que aparecem na Cabala, isso não vai mudar nada em sua vida, então esquece. Quer crescer, se tornar uma pessoa iluminada, dona de sí mesma, perceber a LUZ DIVINA QUE NOS TRANSPASSA, então viva a própria Cabala. Esse é o caminho.
domingo, 6 de novembro de 2011
A construção da Árvore da Vida - Ets Chaim
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste é um dos poucos Blogs que visualizo onde o tema é tratado com seriedade, respeito e reflexões pertinentes àqueles que desejam aprender. Porque parou de postar? De qualquer forma, estou aqui aprendendo.
ResponderExcluirObrigado Benjamim. Ja faz tempo que deixei de escrever sobre a Cabalah aqui, mas pretendo continuar, ainda mais tendo pessoas interessadas em debater. A Cabalah é vasta e necessita da demarcação dos tema, para que não se torne generalista e superficial. A discussão deve ser objetiva o suficiente para que consigamos aplicar os ensinamentos em nossa vida do dia-a-dia. Dogmas e teorias não tem muita serventia para nós, num mundo em que a liberdade está se tornando motivo para angústias e até depressão. Então ter respostas que nos satisfaçam a curiosidade da existência é o mínimo que devemos buscar.
ExcluirPertença...isso é sério...Sinto pertencer a um amigo de alguma forma,mas ele me bloqueou no face e agora não tem como eu falar com ele,dizer o quanto o amo e como fui precipitada ...Vc acha que a kabbalah poderá me ajudar?
ResponderExcluirAquisó discuto temas relacionados ao entendimento da Cabalah, não problemas pessoais. Sinto muito.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEu estou interesado en sua visión do prisma de a Kabbaláh... e acho que posso aprehender muito de o que voce está investigando em cuanto a los procesos que poden ser ativados por meio de a palavra certa. Muito obrigado por compartilhar issto
ResponderExcluirOlá Boa noite nos falamos por email sobre astrologia cabalística. Estou encantando com os seus estudos.
ResponderExcluirBoa noite. Quero deixar um novo endereço onde retomei os estudos:
Excluirastrologiazohar.blogspot.com.br
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEstou estudando Kabbalah e esse seu blog é o mais importante blog que achei. Fala claramente sobre o mecanismo e, melhor ainda, mostra o que de fato é a árvore da vida. Grato pelas informações. E por favor, continue a escrever mais.
ResponderExcluir