Roteiro dos tópicos a serem desenvolvidos sobre a primeira parte da pesquisa
1) A conceituição e construção da Árvore da Vida
2) Os fluxos mentais e os fluxos emocionais
3) Os quatro mundos, desde Ein Sof ao mais concreto e físico.
4) Na Árvore da Vida, as sefirot e termos conceituadores de suas energias.
5) Os caminhos, as letras hebraicas (LaShon Ha Kodesh).
6) Os arquétipos planetários das Sefirot, os 4 elementos unindo os princípios de expansão e retração, as sefirot reguladoras.
7) Atribuição a cada conceito da cabala de um pensador ocidental para explicar de forma lógica ou metafísica do mecanismo e funcionamento da Árvore da Vida em nossas almas. Esse tópico será extenso, pois terá para cada princípio da Árvore da Vida as idéias de um pensador contemporâneo para tentar caracterizar a filosofia cabalística conforme a lógica e estrutura cultural recente.
8) A utilização da astrologia cabalística para individuação do modelo de elevação espiritual à realidade individual de cada pessoa. Utilização da astrologia cabalística para transformar o modelo da Árvore da Vida num mapa próprio para o desenvolvimento pessoal.
Esses temas serão desenvolvidos daqui para frente com o objetivo de informação e não de aprofundamento da utilização da meditação cabalística ou a possibilitação de expanção da consciencia para estados alterados de percepção.
Trecho do livro do Rabino Laibl Wolf A Cabalá Prática: "...podemos projetar que os nossos sentimentos podem alterar, fisicamente, os caminhos através dos quais o nossos fluxos espirituais ganham expressão. Na verdade nós somos um "caldeirão fervente" de fluxos Sefiróticos espirituais, que são influenciados pelos processos conscientes e inconscientes do corpo. A maneira que escolhermos para interpretar o momento (Mente), deflaga um conjunto de sentimentos e sensações (Emoção), o qual pode, eventualmente resultar num dano ao corpo, ou no seu conserto e bem-estar". Num outro tercho: "Através da Cabala nós aprendemos como é que podemos usar o nosso poder de crença para mudar não apenas a química de nosso corpo, mas, mais significativamente, as conexões e ligamentos espirituais do nosso 'eu' superior. Quando dominamos a Sefirá que liga os fluxos da mente aos fluxos do coração, podemos interpretar a natureza da realidade".
Após terminar esse roteiro de apresentação da configuração da Árvore da Vida, iniciarei a abordagem mística na utilização da Cabala para expansão da consciencia, mudanças internas, desenvolvimento de potenciais latentes, elevação espiritual como caminho da iluminação divina.
ResponderExcluir