Daqui para frente usaremos analogias e metáforas do nosso conhecimento, para aprender as características, os mecanismos e os fluxos energéticos presentes e intrínsecos à Árvore da Vida. Lançaremos mão das matérias estudadas em medicina: fisiologia, endocrinologia, imunologia, para nos referirmos aos mecanismos da Àrvore da Vida nos seus componentes, já que sendo um modelo da alma, pensamento e ações do ser humano é um organismo vivo. Usaremos modelos filosóficos de pensadores contemporâneos, para o entendimento filosófico ou metafísico de cada Sefirá. No campo da filosofia: Kant, Shopenhauer, Nietzche, Hegel, enquanto no campo da psicologia: Piaget, Freud, Eric From, Kurt Levin, Gustav Yung, para traçar paralelos entre seus pensamentos e o entendimento das essências das Sefirot. Os caminhos que ligam as Sefirot estão representados pelas 22 letras do alfabeto hebraico, e seus simbolismos serão abordadas e correlacionadas aos diversos pensamentos. Teremos como metáforas para seu entendimento as áreas da medicina que mais se adaptam às suas funções, sejam no plano mental, emocional ou físico. Para o entendimento das essências de cada Sefirá, pensadores na filosofia e metafísica, bem como estudiosos da psicologia e psicanálise. Será um diálogo interdisciplinar e multidisciplinar com o intuito de dar entendimento ao significado das energias primordiais da criação presentes em todas as coisas, inclusive no pensamento e comportamento humano. Dessa forma o sistema complexo e sistêmico da Árvore da Vida poderá ser dissecado e compreendido em suas partes componentes, nas ligações entre as partes e na essência de sua abrangência. Como instrumento metodológico da pesquisa e modelo organizacional de composição complexa, utilizaremos o modelo de Edgar Morin, e em específico a construção do Pensamento Complexo. Aplicando, após exposição desse modelo, os princípios fundamentais para entender o funcionamento sistêmico e complexo (no sentido dado por Morin) do modelo cabalista. A partir do presente capítulo 2 da pesquisa, entraremos no funcionamento orgânico da Árvore da Vida. No capitulo 1 desenvolvemos a fisiologia da Árvore, agora estudaremos o sistema nervoso central, o sistema nervoso periférico, a epistemologia do conhecimento que sustenta o mecanismo de percepção mental e a estrutura organizadora do pensamento. Veremos as várias teorias psicológicas para entender o funcionamento do plano emocional do modelo da Árvore Cabalista. Faremos conexões com os vários pensamentos para destrinchar todos os mecanismos.
Iniciaremos nossa pesquisa conceituando e entendendo as Sefirot que funcionam no plano mental, através de Immanuel Kant em seu livro Crítica da Razão Pura e Piaget, em sua teoria da Epistemologia Genética, construindo seus modelos da cognição isoladamente e posteriormente interligando-os para buscar explicações. O primeiro buscando entender a estruturação do pensar, o segundo em seu funcionamento ideal. Atribuiremos esses dois modelos, metafísico e psicológico genético para compreender o plano mental das Sefirot Chochmá, Biná e Daat. Como introdução será explicada a metodologia de Edgar Morin, do que é o pensamento complexo.
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