segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Capítulo 1 – C : Sefirot das Emoções Externalizadas

No capítulo anterior falamos das três sefirot que compõem as emoções internalizadas (Chéssed, Guevurá e Tiferet). São Sefirot que expandem, retraem e equilibra as emoções relacionadas á vontade de dar e compartilhar. A compaixão, que é a atividade de Tiferet, organiza as combinações entre Chéssed e Guevurá. Foi através da Sefirá de Daat que o pensamento foi internalizado e categorizado nas emoções. Agora é necessário que todo esse processo interno seja externalizado. Para isso existem as Sefirot das Emoções Externalizadas. Fazem parte três Sefirot: Netsah, Hod e Yessod. Estamos no final da descrição da Àrvore da Vida. Depois de conceituar essas três ultimas Sefirot, falaremos de uma última integradora e faremos uma síntese esquemática de tudo que foi visto até agora. Em seguida estudaremos os processos no qual uma mudança se realiza através das Sefirot. Continuaremos após isso a incluir novas ferramentas presentes na Árvore da Vida.

Netsah é uma Sefirá que contém as energias que fazem o clima emocional interior se estabelecer, e isso acorre através de relacionamentos. É a Sefirá responsável pelo desejo, pelo impulso de sair e entrar no mundo de outra pessoa. As energias de Netsah tornam possíveis as emoções de o nosso mundo interior ultrapassar as fronteiras e limites interpessoais. A palavra Netsah significa Vitória, ou seja, o sucesso de todo processo interno agora alcançar limites exteriores, o espaço de outras pessoas.

Hod é a Sefirá ligada à Netsah que tem a função de retenção de sua energia. Estamos numa interação complexa entre pessoas utilizando a energia de Netsah para interagirem-se. Esses fluxos energéticos precisam sofrer restrições para que não avancemos em relacionamentos onde não existe afinidades e as invasões ocorram desprotegidamente, causando medo, temor ou sufocando o emocional. Hod restringe Netsah no mundo da expressão.

Yessod é a terceira Sefirá que compõe as energias das emoções exteralizadas. Yessod é uma Sefirá que contém a energia que dá a capacidade de nos concentrarmos na pessoa que estamos nos comunicando. Netsah cria a necessidade de exteriorização, Hod a limitação dos relacionamentos possíveis e Yessod a intensidade, a fusão e a força da comunicação que se estabelece entre duas pessoas.

A última Sefirá da Árvore da Vida é Malchut. Nesta Sefirá está contida a energia que faz com que todas as Sefirot se integrem num fluxo de ação num terreno físico, para que todas as Sefirot encontrem o meio pelo qual todas as energias, mentais e emocionais, se expressem no mundo físico dos relacionamentos.


Keter Fluxos Divino da energia do Ein Sof

Biná Chochma Fluxo do pensamento e entendimento

Daat Fluxo equilibrador dos pensamentos e emoções

Guevura Chésssed Fluxo emocional interno de dar

Tiferet Organiza a combinação de dar e de reter

Hod Netsah Fluxo externalizador através de relacionamento

Yessod Equilibra a expasão e a retração de se relacionar

Malchut Base física das ações onde as energias se expressam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário